Uma das coisas que mais fez parte da minha adolescência foi garimpar bandas (na internet discada), CDs, revistas, gibis e posteres de rock ou de meus desenhos preferidos. Quase todo meu tempo livre era voltado para procurar em sites duvidosos, sebos (também duvidos) e em grupos de amigos (muitos, aliás, também duvidosos) que tinham alguma gravação rara daquela banda Holandesa que o CD não chegou no Brasil.
Olha, pensando hoje, era bem complexo e foram muitas horas dedicadas. No geral era bem satisfatório, era um hobby agradável e me entretia. Exceto naqueles casos onde, por exemplo, passava uma tarde inteira baixando um CD pra descobrir depois que não era o que eu procurava, alguém tinha renomeado um de pagode para sacanear quem baixasse. Pensa num muleque que ficava bravo com isso, era eu.
Mas o paralelo que quero fazer é que hoje, com a internet a mil, tudo é muito mais fácil. Agora a pouco eu estava fazendo o almoço e coloquei no som um ao vivo do Led Zeppelin, daquele CD How The West Was Won. Quando tocou Stairway to Heaven eu parei e fiquei do lado da caixa de som. Fechei meus olhos na hora do solo de guitarra, que nesta versão é bem mais extenso que o normal, cheio de técnica e virtuosismo. Eu fui trasportado no tempo, o pequeno Eric estava ali ouvindo como se fosse a primeira vez.
Por quê cito essa música em particular? É uma memória antiga.
Esse show tinha alguns clipes que passavam eventualmente na extinta MTV Brasil, e eu me recordo como fiquei louco quando vi, e me dediquei horrores a procurar pra ouvir de novo. E saiba que foi uma das coisas mais difíceis na época. Não tinha o clipe no recém criado youtube ou outras plataformas de vídeo da época. Eu ficava olhando na TV para gravar mas não passava de novo. Comecei a procurar na internet para baixar, mas era uma fase que a disseminação dos downloads ainda estava engatinhando.
Sabe que eu achei o CD em um site? Mas era para ouvir online apenas, e tinha que pagar em dólar, ele só deixava ouvir o primeiro minuto da música! Droga!!!! Acredita que além disso eu achei o CD para vender em uma loja? Mas era importado e muito caro (na época), fiquei apenas babando nele.
Por fim, desisti. Nem tudo se conquista com esforço. Mas hoje, cerca de 20 anos depois, tenho ele ao alcance da mão para ouvir a hora que quero, e é o que estou fazendo nesse momento. A mágica de ter encontrado depois de horas de trabalho duro não é a mesma, eu queria ter achado ele naquela época, mas tudo bem, faz parte.
Eu preciso desfrutar mais das coisas boas que a vida oferece, e esse CD, definitivamente, é uma delas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário