Agora que chegou aqui não tem mais volta, meu amigo.

Então leia e aproveite o que minha loucura criatividade tem para oferecer.

sábado, 2 de outubro de 2010

Amizade masculina e feminina

Vivo em dois mundos. Não, não sou um extraterrestre, mas atualmente minha rotina se divide entre ficar junto de um grupo de mulheres e de um grupo de homens (não, não estou pegando nenhuma dessas mulheres, elas são do trabalho, e os homens são meus amigos). É bom e ruim ao mesmo tempo, pois são muitas diferenças entre os sexos, e eu tenho que encarar.

O Tratamento:
Tem uma velha piada da internet que diz que, ao saírem, Juliana, Natália, Débora e Flávia se chamam, respectivamente, Jú, Ná, Dé e Flá. E quando saem Marcos, Felipe, Rafael e João se chamam, respectivamente, Gordo, Alemão, Rambo e Ogro.
Isso é a mais pura verdade. Ao passo que durante as conversas, para demonstrar a amizade e parceria, elas utilizam termos como amiga/miga/mana/maninha, enquanto eles utilizam corno/viado/broxa/filhadap***. Homens não ficam ofendidos por xingamentos aleatórios, é parte da graça e não levam a sério. Mas se uma mulher xinga a outra.... sai de perto....

O Sentimentalismo:
Nisso não há o que discutir, as mulheres demonstram muito mais emoções enquanto conversam e não costumam esconder como se sentem. Chorar é comum quando falam de algo mais delicado.
Homens são igualmente sentimentais, mas não expressam isso se não fizer parte do contexto da conversa ou sem necessidade (embora aconteça bastante esses momentos de "frescura").

A Objetividade:
Mulheres são subjetivas, gostam de deixar implícito o que realmente querem. Ou, exemplificando melhor, dizem uma coisa pensando outra. Mesmo entre amigas isso é comum e costuma gerar algumas desconfianças, razão pela qual uma mulher sempre está falando mal de outra mulher pelas costas (seja ela amiga ou não).
Homens são objetivos e diretos, dizem o que acham na cara dura pros amigos, à exceção de quando é algo pessoal/sentimental ou que vá manchar sua reputação.

A Diversão:
Mulheres amigas gostam de fazer compras, de sair pra dançar, de ver filmes dramáticos pra chorar, de falar muito de comer brigadeiro e muitas coisas que não passam a mínima emoção pros homens.
Homens amigos gostam de jogar futebol, de jogar videogame a tarde inteira, de beber até cair, de ir na zona e demais coisas ignorantes ou idiotas que não passam a mínima emoção pras mulheres.

A Confiança:
Mulheres dedicam seus pensamentos mais íntimos, experiências, e tudo que é tipo de história pras amigas, mas isso não quer dizer que se achem totalmente confiávies uma para a outra. Não sei explicar, apenas já vi isso, pois nesses tantos grupos de mulheres em que me encontrei falava com todas elas e percebia claramente de quem gostavam ou não, algumas "best friends forever" na realidade se odiavam.
Homens só falam coisas pessoais para os amigos que realmente confiam. Mas a confiança masculina não é de qualquer um, e quando é dito que há confiança, pode acreditar, há confiança.

O Rompimento:
Mulheres se chamam de "amigas eternas", mas uma simpes discussão por causa de um penteado faz com que nunca mais se olhem na cara. Isso não é generalizar (ou talvez seja, sei lá) mas por sempre trabalhar em locais com muitas mulheres vi a quantidade de coisas inúteis (pelo menos pra mim) detonando relações. E, claro, as chances de reconciliação são praticamente inexistentes.
Para um homem ficar de mal com outro é necessário uma "traição" ou grande decepção com o amigo. Mas essas mágoas podem ser superadas se a pessoa que "errou" assume o que fez (o que não acontece tão fácil, pois somos homens e sempre estamos certos). Ou simplesmente resolvem tomar uma cerveja e esquecem a besteira. Só grandes problemas rompem pra sempre a amizade masculina.

Chega, tá muito grande esse texto. Mas, nossa, são tantas diferenças que podem deixar uma pessoa louca. Pensando bem, já me chamaram de louco, mas faz parte.


2 comentários:

Garota de Sorte ;) disse...

Acho que tenho uma alma de homem num corpo de mulher (não, não sou transexual) :P

Mas chamo minhas amigas de vadias, não gosto de picunhas e odeio ficar de mal.

E conheço muitas mulheres que são o verdadeiro esteriótipo que você descreveu.

Vai entender...

Beijos, ótima semana ;*

Eric Rafael Alves disse...

Interessante que, embora quase todos digam que não são assim, os grupos tem pelo menos uma pessoa que se encaixa nessas definições.

Assim como tem homens que são o esteriótipo masculino (durões, bêbados, fãs de rock'n'roll e pancadaria).

Como tu bem diz, vai entender....

beijos =)