Agora que chegou aqui não tem mais volta, meu amigo.

Então leia e aproveite o que minha loucura criatividade tem para oferecer.

sábado, 17 de outubro de 2009

Como que tu faz teus textos?

Bem, a questão no título me foi feita esses dias. Sabe, não sou um fabricante textual, tampouco um escritor reconhecido mundialmente, sou só um cara quase normal que vem aqui uma ou duas vezes por semana contar alguma coisa.

Mas abaixo vou listar coisas que têm certa relevância antes de cada post aqui colocado.

O assunto:
Se é pra falar besteiras, que fale com classe. Não importa se é economia, política ou a última dos famosos no programa da Luciana Gimenes, pelo menos saiba sobre o assunto. Não exagere querendo parecer um profissional gabaritado, mas tuas opiniões têm que ter um mínimo de cultura.

Como estruturar:
A estrutura é caractrística de cada um, basta achar a que mais convém. Eu faço textos com parágrafos de 4 ou 5 linhas em média, com uma linha de descanso entre um e outro e, eventualmente, em tópicos para exemplificar categorias. E colocando uma imagem de referência no final que faça sentido com as últimas duas linhas.

Tamanho do texto:
Depende. Se tiver assunto pra 2000 palavras, vá em frente. Mas tem que confiar no teu taco, se for uma chatisse, ninguém além da ti vai ler isso. Meus textos não são curtos, mas também não são longos, são do tamanho que eu leria em qualquer outro site.

Criatividade:
Use e abuse de conteúdos achados por aí em outros blogs, mas não copie na cara dura. Eles devem ser base para os posts, com uma finalidade de que você possa desenvolver o seu próprio. Se copiar na íntegra, pelo menos dê os créditos a quem merece.

A comédia:
Hoje em dia na internet, qualquer mané se acha comediante. Colocam montagens toscas ou listas de facts do Norris/Obina/Mayer e acham que estão bombando. Só que isso já ficou banal, o blogs ficam copiando uns aos outros. Crie seu próprio estilo e seja fiel a ele. Eu mesmo sou muito sem graça várias vezes, mas sigo na mesma linha pra não me tornar apenas mais um.

Palavrões:
Muitos "alternativos" usam e abusam de palavrões nos textos pra mostrar como eles não são alienados do sistema(ou coisa assim). Bem, eu não escrevo palavrões desnecessários, só se fazem parte do contexto ou como citações de terceiros. Ficar botando "foda-se" e "caralho" é ser só mais um bosta na web(ôpa).

Título:
Algo que faça sentido com o texto, pelamordedeus. E, de preferência, que seja bom o bastante pra chamar a atenção de quem por aqui passa.

A opinião:
Não seja severamente crítico a algo, ninguém é obrigado a concordar contigo. Mas também não seja totalmente imparcial, faça quem lê pensar um pouco sobre a conclusão que a que tu chegaste.

A conclusão:
Não deixe um texto discertativo ou um conto sem um final digno. Se não sabe como concluir o que escreveu, nem devia ter começado.

O fator nerd e o fator humor privado:
Nem todos sabem as frases toscas do Jeph Loeb nos gibis ou os fatos do Zé Mayer, tampouco sabem aquela piadinha que aconteceu entre o teu círculo fechado de amizades. Procure não deixar o leitor boiando no assunto. Aliás, se for falar algo desse tipo, pelo menos deixe meio que "explicado" qual a graça.

Entendeu??? Ou preciso ser mais direto, que nem o Obama?

2 comentários:

Tiago disse...

Cara,
acho que tu devia reunir alguns causos e colocar no blog, tipo aquele do Belchior Heavy Metal, toda vez que eu lembro, eu começo a rir sozinho.

Desculpa.

Eric Rafael Alves disse...

Sugestões sempre são bem vindas. Pode apostar que o Belchior Metal será o próximo post.