Agora que chegou aqui não tem mais volta, meu amigo.

Então leia e aproveite o que minha loucura criatividade tem para oferecer.

sábado, 11 de setembro de 2010

Descarrego

Acordo, me arrumo, vou para o trabalho. Ahh que legal, o trem e o ônibus lotados. Trabalho o dia inteiro. Ahhh legal, trem e ônibus lotados denovo para ir à faculdade de noite. Estuda, vagabundo. Hora de voltar pra casa e, quem diria, o ônibus da volta também está lotado.

Pois é, cinco de meus dias da semana são assim. Quem disse que conquistar é fácil?

O deslocamento em si não me incomoda, nem o fato de passar quase quatro horas do meu dia em pé dentro de trens e ônibus. O que realmente me incomoda é a ignorância das pessoas que compartilham de minha jornada diária. Nada de respeito ao espaço alheio, empurrões grosseiros e correria apenas para sentar primeiro, falta de agradecimento quando um bom samaritano cede o lugar, gritarias e fuxicos irritantes, e por aí vai.

Aos poucos tenho me desapegado a reclamar de tais situações, a falta de posicionamento da sociedade como um todo tem me desapontado. Não caio no clichê de xingar o brasileiro e exaltar a Europa, como a maioria gosta tanto de comparar, mas eu não acredito mais em uma população justa e honrada. Nem me satisfaz escrever um texto complexo e dissertativo sobre o porquê desse "atrazo" que nós temos no país, centenas de blogs e sites já fazem isso, eu não quero apenas repetir tudo o que já foi dito.

Sabe o que é pior? Eu me considero uma pessoa esclarecida e de bom nível cultural (creio que se você está lendo esse texto talvez pense o mesmo sobre si) mas independente do que eu reclamar do brasileiro em geral, percebo que determinados cacoetes e manias "brasileiras" também fazem parte de mim. Não há porque fingir de culturalmente superiores, possuímos muitos defeitos que vivemos a reclamar nos outros.

Parte de mim é mesquinho, aproveitador, egoísta e oportunista. Você também é. Todos são. Basta apenas o momento certo para que tais características se mostrem, independente de quão correto e honesto tenha levado o resto do tempo. É inato, a consciência popular (o "modo brasileiro") já faz parte de nós, apenas mais exaltado em uns do que em outros. E, convenhamos, nunca vai mudar.

Escrever sobre isso fingindo ser um especialista do assunto não vai mudar nada. Trata-se de uma massagem em meu ego enfraquecido, uma maneira de adquirir auto confiança e descarregar essa quantidade absurda de informações que passam pela minha mente. Você está lendo? Lhe agradeço, e muito. Infelizmente não tenho visibilidade suficiente para fazer alguma diferença. Vá lá, talvez uma hora algum de meus textos vire hit da internet por 15 minutos.

É a evolução humana, e sua estagnação na mediocridade.

Nenhum comentário: