Agora que chegou aqui não tem mais volta, meu amigo.

Então leia e aproveite o que minha loucura criatividade tem para oferecer.

sábado, 10 de setembro de 2011

O que te diferencia?


Certa vez, a pergunta do título deste texto me apareceu em uma entrevista de emprego. Apesar de manter o semblante descontraído, fiquei atônito com ela, não sabia o que responder. Acabei dizendo algumas coisas meio clichê, envolvendo esforço e competência (bem, não sou criativo 24h por dia). Após o término da entrevista, parei para aquele rotineiro momento reflexivo, que vez ou outra gera textos neste blog.
Andando e pensando, parei na frente da vitrine de uma loja, olhei para meu reflexo, analisei-o de cima a baixo e fiz a pergunta “Eai, o que te diferencia?”. Não houve resposta imediata, mas a atendente que estava do outro lado da vitrine ficou apreensiva a me ver olhando e falando na direção dela, então percebi que essas atitudes inesperadas já são alguma coisa que me diferencia. Ela era bonitinha (a atendente, não a vitrine), mas isso não tem nada a ver com o texto, nem sei por que escrevi.
Sem perder o fio da meada, pode-se dizer que todos possuem características individuais de diferenciação. Somos todos semelhantes, mas ao mesmo tempo todos diferentes, tal qual impressões digitais, não existem duas iguais no mundo. Com uma autoanálise de atitudes, gostos pessoais, pontos fortes na personalidade e conhecimentos específicos, não fica difícil descobrir o que nos diferencia.
Como eu disse antes, falei na referida entrevista que sou esforçado e competente, mas muitos outros também o são. Talvez as maneiras com que eu emprego meu esforço e os meios que utilizo para ser competente que façam a diferença. Quem sabe se eu tivesse pensado mais sob esse ângulo minha resposta fosse mais criativa e inovadora. Quem sabe, ainda, se eu tivesse me questionado a respeito desses fatores anteriormente já não tivesse mudado muita coisa na minha vida.
É hora de encontrar meu diferencial. E você, já encontrou o seu?

Nenhum comentário: