Agora que chegou aqui não tem mais volta, meu amigo.

Então leia e aproveite o que minha loucura criatividade tem para oferecer.

domingo, 8 de agosto de 2010

Uma câmera e uma ideia

A alguns anos MTV era sinônimo de bons clipes para nosso entretenimento. Infelizmente esse canal nunca pegou muito bem na minha casa, então eram raras as oportunidades que eu conseguia assistir alguma coisa. Porém, de uns tempos pra cá, tem sido com mais frequencia as vezes em que consigo ver e, nossa, como estou decepcionado.

Pra começo de conversa a programação da MTV (e da grande maioria dos canais de clipes da tv a cabo) são compostos quase que exclusivamente de Rap, mulheres gostosas que acham que cantam e bandas Indie/Emo. Isso não é de se espantar, é até lógico, tendo em vista que são comercialmente mais viáveis que os demais estilos. O problema é que eu não estou escrevendo para analisar as músicas, e sim os clipes, e aí que o bicho pega.

É TUDO IGUAL!! MESMA FÓRMULA PRA PRATICAMENTE TODAS AS BANDAS!!!

Até imaginei um diálogo entre o produtor de um clipe a la mtv e um subordinado qualquer:

Subordinado qualquer: Bem, o clipe é da Beyoncé, precisamos de uma boa ideia.
Produtor: Pôe ela rebolando em oito lugares diferentes e com roupas provocantes total style. Os caras vão babar e garotas vão querer se vestir igual.
Subordinado qualquer: A gravadora quer que esse clipe seja comercialmente bem sucedido.
Produtor: Aqui, pega esse número, é do Snoop Dogg. Diz pra ele fazer umas cinco frases sobre como é bom ser rico e a gente pôe ele com umas correntes de ouro do lado da Beyoncé.
Subordinado qualquer: Em que parte?
Produtor: Na parte que ela tá rebolando do lado da ferrari do Snoop.
Subordinado qualquer: E a gravadora também quer que esse clipe tenha repercussão com a garotada mais nova, na faixa dos 13 anos.
Produtor: Aqui, pega esse número, é do Justin Bieber. Ele pode aparecer dançando quando ela estiver rebolando numa festa.
Subordinado qualquer: Certo, vou cuidar de tudo isso. Com relação a música...
Produtor: Ah, nem esquenta com isso. Depois de editar as melhores reboladas dela a gente pôe a música no fundo do vídeo. Só pede pra de vez em quando ela mexer a boca pra fingir que tá cantando.
Subordinado qualquer: Perfeito, o senhor é um gênio, um homem de visão.

Pronto, é isso. Sério, os clipes de rap e das mulheres cantoras se resumem ao que foi posto nesse diálogo. Os clipés Indie/Emo eu me recuso a comentar, mas todos seguem um padrão, mudando eventualmente algumas coisas pra deixar mais "maneiro" e mostrar como eles são "legais e cools". Já se foi aquele tempo dominava a criatividade, e tendo uma câmera e uma boa ideia o céu era o limite.

Maldita geração criada a leite de pera ovomaltino. Preciso de rock'n'roll.

Nenhum comentário: