Agora que chegou aqui não tem mais volta, meu amigo.

Então leia e aproveite o que minha loucura criatividade tem para oferecer.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Ovelhas

Certo dia um amigo me perguntou se eu gostava de filosofia. Minha resposta foi simples: “Tento criar meu próprio pensamento filosófico, mas não sou estudioso de nenhuma área relacionada”.

Mas, peraí... será que eu tenho mesmo um pensamento filosófico? Eu realmente analiso e reflito sobre o que faço, digo ou penso? Vamos averiguar o mistério. Ah, very well, mister yo!

Navegando por aí encontrei uma descrição simples sobre o pensamento filosófico: "É uma forma de observar a realidade e procurar pensar os acontecimentos além da sua parência imediata. Ele pode se voltar para qualquer objeto; pode pensar sobre a ciência, seus valores e seus métodos; pode pensar sobre a religião, a arte; o próprio homem, em sua vida cotidiana".

Interessante. Pensando a respeito percebi que sim, eu tenho um pensamento filosófico. Quantas vezes parei em um canto apenas para reimaginar o andamento do meu dia por ângulos diferentes, para discorrer interiormente sobre a massificação da cultura, ou simplesmente pelo fato dos filmes de ação não terem tantas explosões quanto antigamente.

Não se trata apenas de pensar a respeito, mas de questionar os motivos, os porquês e o que nos traz em retorno. Será que você nunca pensou sobre o governo? (ele faz o que deveria?) Nunca pensou sobre a cultura em geral? (ou seria a falta de cultura?) Nunca pensou sobre religião? (é justo tudo o que é feito em nome de Deus?) Ou mesmo sobre a vida? (ao menos somos reais?)

Nós, seres humanos, somos dotados do intelecto mais desenvolvido neste planeta. Por que a IMENSA MAIORIA simplesmente ignora tais capacidades para se tornar mais uma ovelha no rebanho, que nasce, cumpre seus propósitos e morre sem fazer diferença nenhuma? Você pode imaginar se TODOS realmente questionassem a realidade e resolvessem tomar as medidas cabíveis para criar uma nova era? (sabe, na verdade eu não quero imaginar isso, pois o conhecimento traz ambição, e a ambição traria apenas as trevas para a luz inicialmente vista como solução)

Nos contentamos com pouco, e esse pouco é apenas uma ponta do imenso iceberg de possibilidades proporcionadas pela vida. Em parte porque a sociedade em si (e seus determinados grupos) tenta nos impedir de enxergar tais verdades, pois se todos tentassem alcançar seu potencial a “organização moderna” entraria em colapso. Se isso seria bom ou não, cabe a cada um filosofar a respeito.

Mesmo não sendo um especialista no assunto, eu enxergo muita coisa que passa despercebido para a maioria. Porém, estando aqui ou não, vendo os segredos do mundo ou não, escrevendo este texto ou não, que diferença vai fazer? Impossível negar, sou outra das ovelhas no rebanho, e não sou privilegiado (ou dotado intelectualmente) o suficiente para ser uma das que conseguem escapar dele e fazerem alguma diferença. Ou será que sou?

Vou filosofar mais sobre minha condição ovelhística, sugiro que faça o mesmo. Acho que não vamos mudar o mundo, mas podemos mudar nosso pensamento. Talvez seja a única coisa que realmente seja nossa.

Nenhum comentário: