Agora que chegou aqui não tem mais volta, meu amigo.

Então leia e aproveite o que minha loucura criatividade tem para oferecer.

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Negativistas e positivistas

A vida prega várias peças na gente. Um dia é de caça, e outro é de caçador. Um dia de rei, e outro de bobo da corte. Um dia de Chuck Norris, e outro de Jean Claude Van Damme.

Pois bem, isso é algo inevitável, é imposível se sentir feliz e realizado sempre. Mas o modo como encaramos essas reviravoltas e rasteiras é o que distingue vários aspectos da personalidade das pessoas. Hoje vou classificar grosseiramente os positivistas e negativistas.

**
Leitor ignorante: Como assim negativo e positivo?? tá falando em HIV e AIDS??
Eu: Não rapá! To falando dos otimistas e daqueles que só vêem o lado ruim das coisas!
**

Acontece que a nossa sociedade é fortemente influenciada por ambos os lados. É pensando positivamente que algumas pessoas fazem entrevistas para empregos(eu vou conseguir, eu sei que vão me contratar) ou vão as compras(não acabou a cerveja, eu sei que ainda tem aquela da promoção) ou demais situações(sei que hoje aquela garota sai comigo, tenho certeza). Existe até um livro dizendo que se tiver sempre pensamentos e ações positivas vai realizar tudo aquilo que mais deseja(o nome é O Segredo ou coisa assim).
Essas pessoas costumam ser felizes, mesmo quando nada dá certo, pois crêem que uma hora tudo muda.

Porém, é fato que nem sempre funciona. Pensar que vai alcançar o que quer nem sempre adianta. Então o negócio é partir para outras tentativas com os mesmos objetivos e com o mesmo otimismo.

Agora, no outro lado da moeda temos os negativistas. Esses dizem que ficar imaginando que consegue tudo é apenas uma ilusão, e que nada vai dar certo. São um pouco mais mal humorados, e as situações se revertem. Em entrevistas(não vão me contratar, não sou bom o suficiente), nas compras(vou ir lá, mas acho que já acabou a cerveja) e demais situações(porra, sei que ela não gosta de mim, nem sei porque ainda tento).

Ser assim é pior? Não necessáriamente.

Uma vez li uma reportagem que falava do poder do pensamento negativo(procurei ela, mas não achei) e mudei meu ponto de vista sobre o assunto. Aqueles que estão confiantes de que tem pouca ou nenhuma chance de conquista são os que mais se especializam e estão preparados porque já sabem que para alcançar alguma coisa vão ter que se destacar e ter um esforço extraordinário.

Acontece que muitas pessoas que alcançam os maiores prazeres e gozam de grandes realizações são extremamente negativas. E, vendo por um outro ângulo, os próprios governso são negativistsa. Estão sempre a espera de uma crise ou guerra, afinal preveem que uma hora o bom momento acaba e tudo vai ruir. Duvida? então pra que tu acha que serve as forças armadas? Pra possíveis guerras e invasões!!

Tá, se eu entrar muito fundo(ui) nesse assunto vai acabar virando uma teoria da conspiração e do caos onde vou analisar todos os seres humanos e blá blá blá. Mas nem todos tem as mesmas opiniões e tentar forçar a minha é algo desnecessário.

Concluindo: Positivista ou negativista, o mundo não pára de girar e a vida continua. Cada um escolhe o jeito que encara a vida, seja de um lado ou do outro. Mas, prefiro manter as sábias palavras da trupe do Monty Phyton: "Olhe o lado bom da vida"

3 comentários:

**Daya** disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
**Daya** disse...

OLha eu até alguns meses atrás me destacava entre os super negativistas rsrs,mas claro na visão dos outros,pq na minha existe um marcador dentro do negativismo,aquele que é negativo por tudo ,e aquele que sabe ficar com os pés no chão sabendo esperar tanto que o bem aconteça,mas também está ciente da realidade e sabe que pode acontecer totalmente o contrário,eu me encaixo nesse segundo rs,Eu também ja li muito sobre essas coisas de mudar o pensamento e fazer com que isso mude nossas vidas ou melhore as coisas,não sou de totalmente contra,porém na teoria tudo é muito lindo,e parece ser muito facil,mas na realidade vemos ai dia a dia o que acontece e que não é bem assim,não se basta ter apenas o pesanmento positivo o tempo todo,e que isso seja a solução para os problemas de todo mundo,se fosse assim hahah,quanta gente estariam em outra situação,o mundo lá fora é muito mais cruel do que pensamos,e a luta pela sobreviência e dos mais fortes é q a que prevalecem.
Eu sempre tive uma outra visão de negativismo,não que isso o tempo todo seje bom para as pessoas,mas como eu falei acima tem que saber ser negativo,saber ligar isso com a realidade e estar preparado para que o errado também aconteça,é o que eu sempre digo nossas frustrações são totalmente proporcionais as nossas expectativas e ilusões,talvez seja isso que equilibre o lado negativo.
Gostei do que vc comentou, de quem é negativo por um lado é melhor pq batalha muito mais ,pois sabe que vai ter que dar duro pra conseguir algo,já aquele que é mais positivo,que tudo vai dar certo chega um certo ponto que acaba se acomodando e não fazendo muito esforço para algo acontecer.Bem esse assunto é bem complexo,mas acredito que tudo deve haver um equilibrio,nem positivimo demais é bom,nquanto negativismo demais também faz bem,devemos saber pesar bem isso na balança,e viver mais a realidade.
Adorei o pots,e queria agradecer seu comentário e sua visita em meu blog,valeu mesmo..

Eric Rafael Alves disse...

Realmente, o equilíbrio é a chave para as grandes conquistas. Afinal, nenhum dos dois lados pode ser bem sucedido sozinho.

Ah, e é o maior comentário que eu já vi. =D