Agora que chegou aqui não tem mais volta, meu amigo.

Então leia e aproveite o que minha loucura criatividade tem para oferecer.

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Paciência, um dom de poucos

Olá, jovem gafanhoto.
Ao desenvolver de nossa vida, vemos que somos ou não dotados de algum dom ou habilidade que a maioria não possui. Charles Bronson tem o dom de atirar em trombadinhas que estejam a dezenas centenas milhares de metros de distância. Joseph Climber tem o dom da persistência. Chuck Norris tem o dom da porrada. Darth Vader tem o dom da força. E eu, tenho o dom da paciência, e isso sim é bem raro.

Eu não era paciente antes. Bem pelo contrário, desde pequeno era um estabanado do estilo "já chegou? já chegou? já chegou? e agora, já chegou?". Só que descobri que era ainda mais chato ficar impaciente, porque algumas situações não mudam, independente da pressa. O negócio é aprender a controlar a situação e fazer com que ela fique a seu favor e não contra.

Mas cara, o treinamento pra ser paciente é mais difícil que o do Rocky pra lutar com o Apollo Creed ou do Daniel Larusso com o senhor Miagi......
Vamos a um passo a passo?

1º - Escolha os piores programas de televisão, aqueles que te dão sono de tão chatos, ou raiva de tão inúteis e os asssista. Eu escolhi, na época, o programa da Márcia Goldschimit(ou algo assim o nome dela), o Superpop(mas nos dias que não tinham as gostosas), o Domingo Legal e as novelas da globo. É difícil, mas depois que você consegue ver eles inteiros já é algo extraordinário. A Márcia e aqueles "desabafos", a Luciana Jimenez e sua incomparável burrice, o Gugu e os pobres e as tramas sem sentido da globo.
*uma dica - não importa o quão ruim seja, uma hora acaba, portanto força de vontade guerreiro.

2º - Descoberto que você já é capaz de aguentar coisas inúteis, é hora de aguentar algo útil(ou com finalidade, melhor dizendo). Vá para uma fila de banco no horário de mais movimento. E atrás de uma velhinha resmungona. E no dia que o ar condicionado tiver pifado. E só pra pagar uma conta de R$ 2,37.
Se você conseguir ficar nela por mais de 3 horas sem perder o controle, está apto para a próxima etapa.
*uma dica - para passar o tempo, a imaginação é sua maior arma(imagine-se matando a velhinha por exemplo).

3º - Agora é um exemplo nerd. Utilizando internet discada, comece a fazer download de um jogo que tenha 70Mb. E fique na frente do computador.
*uma dica - fique sem xingar o pc, faz parte da disciplina da paciência.

4º - Mesmo que não tenha nenhum produto estragado, ligue para um desses números de 0800 para reclamações e devoluções. Como todos sabem, os caras te enrolam mais que papel higiênico(bah, tenho um post sobre isso). E, em nenhum momento seja rude ou grosseiro, apenas vá teclando os números solicitados pela voz eletrônica, ouvindo a musiquinha irritante de espera, e sempre sendo cortês quando alguém atender e dizer que não é o setor certo para o que você quer.
*uma dica - faça isso em dia e horário de tarifas baixas, porque vai ficar umas boas horas no telefone.

5º - Agora é a real prova de força. Procure a pessoa mais fofoqueira da sua família(vó, mãe, tia, irmã) e pergunte que fim levou aquele barraco que aconteceu com algum parente. Ouça tudo, mas tudo mesmo, até ela dizer que não tem mais nada pra contar!! E faça perguntas durante a narrativa, se possível tente conectar com outros bafafás da família a fim de aumentar a história. Se ouvir tudo, e fazer com que ela acabe o assunto, missão cumprida.
*uma dica - é difícil, mas faça cara de interessado no assunto o tempo todo(mesmo que não esteja prestando a mínima atenção), e nunca boceje.

Feito Bixo!! Tu já é quase um mestre Zen!!!
Não, não tô me arriando. Se tu faz essas coisas que eu disse e sai inteiro, agora é capaz de qualquer feito que envolva paciência.
Aquela reunião chatérrima não é nada se tu consegue ficar 3 horas na fila do banco. Ouvir um atendente de telemarketing é fixinha perto de ligar pra um 0800. Escutar horas e horas aquela guria que nunca cala a boca antes de dar uns pegas vai na boa, pois tu sabe que é capaz disso.

Vai perceber que continuará sendo a maior chatisse ter que testar sua paciência. Mas se você estiver preparado, verá as coisas com um outro ângulo, e quem sabe ainda sair sorrindo da situação.

2 comentários:

Anônimo disse...

tá cada vez mais tri seu blog, falou.

Eric Rafael Alves disse...

E essas técnicas são tão avançadas que nem em templo xaolin são ensinadas.