Agora que chegou aqui não tem mais volta, meu amigo.

Então leia e aproveite o que minha loucura criatividade tem para oferecer.

domingo, 16 de agosto de 2009

Nossas vergonhas

Os seres humanos adoram dizer que são livres, e que desfrutam dessa liberdade de todas as maneiras possíveis. Só que não é verdade, não podemos fazer o que queremos, nem pensar. Existem leis, existem normas de conduta, existe a razão. E, o maior de todos os limitadores, a vergonha.

Poucos são desprovidos dessa "qualidade", que geralmente começa a nos influenciar quando somos pequenos e tomamos conhecimento de nossas ações. A partir daí, ela domina várias de nossas escolhas, e é determinante em muitas situações.

Que atire o primeiro mouse aquele que nunca teve vergonha de fazer alguma coisa. Seja perguntar para uma pessoa o caminho para um lugar não convencional(um motel, uma boate quente, um show emo), seja desistir de algo apenas por temer que amigos descubram esse gosto inusitado(uma tara fetichista, um hamburguer vegetariano, um cd emo). Por mais "solto" e cara de pau que a pessoa seja, sempre(sempre mesmo) haverá algo que a vergonha dominará e impedirá que se concretize.

Uma situação de vergonha que assola constantemente é quando estamos juntos de alguém(amigo, colega, parente) e temos aquela idéia de o que falar mas, bem, nos contemos. Pode ser uma furada, que todos reprovarão, uma notícia antiga que todos já conhecem, ou apenas uma piada que pode fazer você virar motivo de chacota(já que a piada é potencialmente ruim). E, nessas situações em que nossos atos são falhos(FAIL), todos adoram nos expor ao ridículo. A vergonha não deixa de ser uma trava de segurança para essas hipóteses.

Só que essa trava limitadora precisa ser quebrada em algumas situações, e nem sempre conseguimos. Como faremos nossos amigos rirem se tememos que a piada seja ruim? Como seremos aceitos no âmbito social se não expormos nossos gostos por temerária de reprovação? Como aprenderemos coisas novas se apenas o fato de perguntar já é um impasse? E como, Meu Deus, como vai arranjar uma mulher se não consegue nem conversar com elas, já antecipando um fora?

Sei que é difícil, eu mesmo não faço nem demonstro muito de minhas reais intenções e gostos por questão de temer não ser aceito, ou ser reprovado. A vergonha é algo de todos, e a todos permanecerá.

Quer uma prova de que toda a raça humana é dominada pela vergonha?
Simples, apenas o fato de escondermos nosso corpo e nosso sexo com roupas já comprova nosso instinto vergonhístico. Ou você conseguiria andar por aí peladão sem o menor compromisso?


Nenhum comentário: