Agora que chegou aqui não tem mais volta, meu amigo.

Então leia e aproveite o que minha loucura criatividade tem para oferecer.

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Sociedade Ingripada

Pois bem, creio que não há uma só pessoa nesse país que não esteja a par da disseminação do vírus Influenza H1N1, popularmente conhecido como Gripe do Porco. Então, já está mais do que na hora de dar minhas opiniões contemporâneas sobre o dito cujo e suas consequencias no mundo capitalista.

Eu analisei um pouco a situação dessa gripe:
É fato que esse vírus é uma mutação deveras perigosa pra nossa saúde.
É fato que houve um número considerável de mortes e internações em função dele.
É fato que há focos dele em várias cidades.
É fato que devemos procurar médicos em caso de suspeita de gripe.
E é fato que devemos sim nos precaver e tomar mais cuidado com os métodos de transmissão dele.

Mas, na mesma medida:
É mito que todos os casos de gripe registrados sejam desse vírus.
É mito que o governo esconde centenas de mortes que ele já causou.
É mito que devemos evitar tudo e todos pra não pegá-lo.
É mito que tomar medicamentos sem prescrição médica evita ele(como o tal do Tamofú).
E é mito que quem o contrai corre riscos mortais de imediato.

Os meios de comunicação têm divulgado incessantemente TODOS os casos da gripe no país. E quando digo todos, realmente digo todos(arrã, todos). Mas nem de longe que a gripe A está em cada um deles, pois basta você prestar atenção nas notícias e verá que as manchetes divulgam muitos casos de "suspeita de gripe A", enquanto que os números dos realmente confirmados continuam mínimos se comparados com outras doenças.

Um fato interessante que eu descobri esses dias, é que o número de mortes em decorrência de gripes muito fortes continua praticamente o mesmo de anos anteriores. A única diferença é que a "famosidade do espirro suíno" ocasionou uma superexposição dos dados referentes ao assunto. Isso, obviamente, vêm com o intuito de causar medo e pânico generalizados na população, que anteriormente desconhecia tais estatísticas.

É o mesmo que aconteceu a um tempo atrás, quando teve aquele acidente da TAM. Na época passou a ser divulgado os números de acidentes com aviões pelo mundo, e uma parcela de desinformados ficou com medo de viajar. O resultado foi uma crise aérea. Mas quem se deu ao trabalho de saber mais do que os jornais e noticiários passavam, descobriu que esses números estavam na média mundial, muito pouco se diferenciavam das últimas décadas.

Nesse aspecto, vejo as mídias como sensacionalistas e disseminadores do caos. Eu trabalho em um setor de comunicações, onde estão presentes diversos jornalistas e, pelo menos na minha cidade, a realidade da gripe suína não é um terço do "terror" que tem sido noticiada. Pois as medidas preventivas referentes às suas gestões estão sendo tomadas.

É prudente se cuidar e tomar precauções, mas acima disso, saiba diferenciar realidade de ficção. Não acredite no que diz aquele jornal sensacionalista ou o email do "amigo que tem um primo que conhece um médico que disse a situação real da doença", faça você mesmo a sua pesquisa, e tire as suas conclusões a respeito.
Aqui há os sintomas da gripe.
Aqui tem outras informações e algumas prevenções que são recomendadas tomar.

Concluindo: Não é necessário medo ou pânico, basta tomar cuidado. Mas ei rapá, não deixe de se divertir e aproveitar a vida por causa disso, siga seu rumo.
E nem precisa usar máscara ou roupa especial de proteção, que os riscos de pegar a gripe do porco são as mesmas de pegar qualquer outra gripe.


Um comentário:

Tiago disse...

The truth is out there.